O milagre da manhã (Hal Elrod)



Olá, pessoal!

Lembram deste post, quando comentei sobre o meu hábito de acordar às 5 da manhã todos os dias? Então, para complementar a minha rotina, li o livro "O Milagre da Manhã" e confesso que me entregou dicas muito boas. Fiquei com um pé atrás e várias semanas com o e-book no Kindle, apenas ensaiando para lê-lo, afinal, nunca tive tanto interesse em livros do gênero.

No final das contas, achei o livro bem motivador e ajudou a definir uma rotina para as minhas manhãs. Não sigo tudo a risca do jeito que ele descreve, mas consegui adaptar bem algumas coisas e por isso que digo que esse livro é muito bom, que vale a leitura.

O autor vai narrar um período de sua vida, sobre um grave acidente que sofreu e, depois, as consequências para seu negócio com a crise de 2008 no Estados Unidos. Ele usa esses dois pontos em que ele esteve no fundo do poço como uma mola para a sua recuperação pessoal e profissional. 

Uma das atitudes que ele tomou foi a de levantar uma hora mais cedo que o habitual e utilizar essa hora para seu crescimento pessoal. E, com o tempo, ele conseguiu acrescentar uma hora a esse período e passou a acordar às 5h todos os dias. No livro, há relatos de pessoas que acordam diariamente às 4h.

Basicamente, é uma questão de mudança de comportamento e de hábitos, o que já não é fácil, que ele desenvolveu e aplica todos os dias à rotina dele e, por meio do livro, compartilha os seus resultados e nos motiva a seguir o mesmo.

Ele começa com a afirmação de que a primeira hora do dia definirá como será o restante do seu dia. Se você acordar com pensamentos positivos, terá um dia positivo, mas, caso já acorde com pensamentos pesados e negativos, o dia responderá da mesma forma. Além disso, outro ponto que afirma é que o último pensamento que você tem à noite, antes de dormir, será o primeiro que você terá ao acordar. Então, temos uma cadeia, em que o modo como você vai para a cama influenciará em como você acordará, que, por sua vez, influenciará no desenvolver do seu dia.

A rotina que o autor sugere lhe tomará apenas uma hora da sua manhã e proporciona um dia melhor para vários aspectos da sua vida. São seis passos que ele sugere, sendo eles:

1. Silêncio: neste momento, podemos orar, meditar ou apenas focar em nossa respiração, para que o dia comece de forma pacífica e com tranquilidade.

2. Afirmações: repetir suas metas, aquele algo positivo que tanto deseja e o que quer conquistar, o bom mesmo é repetir em voz alta. Escreva suas metas e as leia todos os dias.

3. Visualizações: aqui você visualizará a si mesmo alcançando suas metas. É como o quadro de visualizações que há em "O Segredo". Funciona!

4. Exercícios: pode ser academia, uma corrida ou até um yoga e alongamentos. O que não vale é ficar parado.

5. Leitura: mas é claro que não poderia faltar, não é minha gente! Nós, mais do que ninguém, sabemos do que a leitura é capaz de proporcionar quanto a conhecimento e melhoramento pessoal.

6. Escrever: pode ser um diário (anotando sonhos, por exemplo), um livro ou até sua agenda (organizando o seu dia), seu bullet journal, como forma de estimular a sua criatividade e organização.

Eu não sigo exatamente a sequência acima, adaptei ao meu dia a dia, mas posso dizer que realmente ajuda bastante o nosso dia ser melhor e estarmos bem conosco. Quanto à minha rotina, contarei a vocês em outro post.

O livro é super fácil de ler, o autor tem uma linguagem tranquila e é bem rápido de ler. É como se fosse um bate papo em uma mesa de bar. 

Considero o livro uma ótima sugestão para aquele momento de leitura da primeira hora da manhã. É bem motivador.

Nota da leitura:


Quem já leu o livro e usa os conselhos do Hal, conta aí nos comentários!

Beijos,


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