Butcher's Crossing (John Williams)



Olá, pessoal!

Já faz um bom tempo que li esse livro, mas nunca havia encontrado tempo para resenhá-lo do modo que merece, afinal, é um livro incrível e com uma ambientação esplêndida.

O protagonista do livro, Will Andrews, desiste de sua vida em Boston, de seus estudos em Harvard, para sair em busca de algo maior, de vida, de experiência. Ele sai de viagem e acaba chegando a Butcher's Crossing, uma cidadezinha no Kansas, que vive da exploração animal, negociando e vendendo peles de búfalos. Will acaba conhecendo um grupo de caçadores e decide sair com eles em uma expedição de caça, na qual enfrentará vários limites, como calor, frio, sede e isolamento.

Assim como em Stoner, John William foi magnífico nesse livro. Suas descrições são precisas que faz a gente sentir frio, sede e até ouvir o barulho das rodas do carro de boi. As planícies tão bem descritas, com toda a sua secura, transmitiam a sensação de calor e exaustão que o personagem enfrentava. Incrível!



Além disso, essa busca por novas experiências, busca existencial, da natureza selvagem, contribuem para a perda da inocência de Will, desconstruindo-o da vida convencional e reconstruindo-o no endurecimento em forma de homem bruto e puro, conhecendo seus limites. O embate entre homem e natureza é uma constante na obra toda, uma luta, do início ao fim contra o vazio existente dentro do próprio homem.

Ao final de uma obra desta magnitude, me pergunto o que será que John William queria provocar em nós, leitores, com esta obra? Que o ser humano é busca constante, mas nunca encontrando-se de fato o seu lugar de pertencimento, que a vida é composta de questionamentos e renova-se a cada instante, com o sentimento de peso da mudança? Não sei, mas eu fiquei bem atordoada depois desta obra.

A evolução de Will é bem tátil entre o começo e o final do livro e, inclusive, a nossa depois de alcançar o desfecho. John William soube exatamente o que e o quanto escrever para que provocasse nossos pensamentos mais profundos. Livro essencial!

Nota da Leitura:


Beijos,


Share:

0 comentários

Obrigada pelo seu comentário! Responderei assim que possível!