Por que acordar às 5 horas? #5amclub


Oi, gente!

Hoje é a minha vez de falar sobre um assunto super em alta na internet que é o #5amclub. Na verdade, é apenas uma hashtag usada para quem acorda às 5 horas da manhã diariamente. E, da mesma forma, há O Milagre da Manhã, que tem praticamente os mesmos princípios.

Como tenho praticado o acordar às 5h já há algum tempo, hoje, posso trazer algo para vocês, que realmente tenha mudado em minha vida.

A primeira vez que fiquei sabendo do #5amclub foi no canal da Dóris Baumer e, desde já, recomendo acompanhar os vídeos dela, pois, ela mostra sua rotina e dá para adequar muitas coisas ao nosso dia a dia.

Foi um choque para mim ao pensar no fato de acordar às 5h, mesmo sem ter qualquer obrigação e tendo (achando que tinha né!) todo o tempo do mundo durante o dia e a noite, já que não trabalho por enquanto. Só que, essa pulguinha do "acordar mais cedo" ficou pulando atrás da minha orelha e fui pesquisar mais. Acabei descobrindo que muitas pessoas, mas muitas mesmo fazem isso, pessoas famosas, empresários bem sucedidos e até alguns Youtubers, como a Melina Souza e a Zoella. Daí, pensei: "Em que mundo eu estava vivendo que eu não sabia disso?".

Então, já coloquei o despertador para o dia seguinte às 5h e começar a testar isso. E... OMG!

Vocês não imaginam o quanto nosso dia melhora apenas acordando mais cedo. "Mas, Bel, eu não sou uma pessoa diurna, funciono muito melhor à noite". É o que você pensa, é o que eu pensava! Somente a satisfação de ter feito várias coisas e, principalmente, estar com você mesmo por alguns minutos antes das 8h, é fantástico!

O que mudou depois que passei a acordar às 5h?

Quando acordo às 5h, eu tenho uma sensação de poder incrível, de verdade! Enquanto olho pela janela do apartamento e vejo os prédios vizinhos todos com luzes apagadas, me sinto poderosa por estar fazendo algo, começando o meu dia, enquanto todos estão dormindo. Até que eu termine minhas rotinas da manhã e me sento no computador para dar andamento a um projeto (super legal, por sinal!), as pessoas ainda estão acordando e eu já estou no gás, produzindo muito.

Antes disso, eu acordava quando meu marido estava para sair para trabalhar, por volta das 7h. Aí, até eu tomar café, lavar a louça, me trocar, arrumar a cama e tomar banho, já era entre 8 e 8:30. Hoje, eu faço tudo isso até, no máximo 6:30h e às 8h já fiz muito por aqui. E dá para fazer tudo com muita calma. Uma coisa que eu aprendi é que não adianta você ter todo o tempo do mundo se não souber como usá-lo, porque, no final, você não tem tempo algum.

Com isso, juntamente com o seu método de organização do dia e de foco, o dia parece ter, sim, "horas a mais". Há dias que, no meio da tarde, já consegui cumprir a meta de tarefas do dia e me sobra um tempo, o que eu faço? Vou ler! 

Além da questão do tempo, há a questão da saúde. Depois desta mudança, meu sono ficou mais regulado e foi uma alegria e tanto, porque sempre tive problemas para dormir, de deitar na cama, mesmo com sono e rolar por horas até conseguir pegar no sono. Hoje, o sono vem naturalmente, me deito, ainda não pego no sono tão rápido como gostaria, mas já me sinto mais leve com esse resultado e durmo muito melhor. Neste caso, é adaptação e conhecer-se. Saber qual a quantidade necessária e suficiente de sono para o seu corpo. Pesquisas dizem que é 8h, mas parece que isso vem caindo por terra, pois, cada pessoa é de um jeito. Se eu dormir 8h, eu acordo horrível, pois já é muito para mim. Eu já percebi, neste tempo que tenho acordado cedo, que de 5 a 6h é o suficiente para meu corpo descansar.

O que tem me ajudado muito a pegar no sono mais rapidamente é ler no Kindle na cama, na intensidade de luz 6. Quando percebo que os olhos estão dando aquela ardidinha de sono, desligo o Kindle e fecho os olhos. Para mim, é na certa que pego no sono assim. Já testei com a luz no 7, 8 e 9 e já me faz demorar mais para sentir a sensação de sono. E o mais importante, paro de mexer no celular, pelo menos, meia hora antes de dormir.

Bel, foi difícil?

Não, gente, não foi difícil. Tudo é questão conhecer-se e adaptar-se. No primeiro dia, óbvio, quase morri de tanto sono após o almoço, mas é neste ponto que entra o seu compromisso consigo mesmo para não entregar-se aquele cochilo à tarde. Entretanto, com o passar dos dias, essa sensação horrível de sono pós almoço vai passando e hoje consigo produzir tão bem à tarde, quanto de manhã.

O primeiro dia vai ser horrível, ainda mais se você é do tipo que tem fixado em sua mente que é uma pessoa noturna. Primeira coisa a mudar é esse pensamento. Portanto, se você se sentir acabado no primeiro dia, não desista, é seu corpo se adaptando à nova rotina.

Aqui onde moro, o nascer do sol é sempre por volta das 5:20h e então não é difícil acordar tão cedo, pois, mal você sai da cama e o céu já está clareando. E é lindo poder ver aos poucos os raios de sol tomando a cidade, sério, vale a pena! E espetáculos feito aquele da foto do início do post, que fiz poucos dias atrás.

Uma coisa que eu digo sempre para quem conversa comigo sobre isso, é não fazer disso um fardo para a sua vida a ponto de você sentir-se mal por, de repente, acabar acordando mais tarde em algum dia. Ter esse compromisso com você mesmo é maravilhoso, conseguir desenvolver disciplina, então, é incrível, mas, de que adianta você ir a uma festa, por exemplo, chegar em casa às 2h para acordar às 5h? Você será improdutivo do mesmo jeito, pois seu corpo estará, literalmente, quebrado.

Desde quando comecei, não tenho uma taxa de 100% de dias acordados às 5h. Quando estou em período menstrual, que tenho dores de cabeça, ou quando o vizinho de cima faz muito barulho até tarde (tipo até às 2 ou 3h), não levanto mesmo às 5h, aí, deixo para levantar entre 6 e 7h. Tento respeitar os limites do meu corpo para manter o meu rendimento com as atividades do dia e, por isso, não me cobro ou fico remoendo "Aaaiii, acordei tarde e não vou conseguir fazer isso e aquilo". Jamais! Só se reorganizar quando isso acontecer e pronto!

Bel, o que eu faço para passar acordar às 5h?

Ajuste seu despertador para começar AMANHÃ e seja feliz!

Indicações para saber mais: 
  • Pesquise "5amclub" (sim, tudo junto) no YouTube, pois há muitas pessoas fazendo isso e cada uma contando sobre sua rotina, é muito legal!
  • E leia o livro "O Milagre da Manhã", do autor Hal Elrod, que é muito motivador! Ele trata do assunto de acordar cedo também e tem outras dicas para enriquecer sua rotina. Adequei várias dicas dele e já digo que dá super certo.
O segredo é nunca levar ao pé da letra, pesquise a rotina das pessoas (YouTube está cheio disso!) e leia o livro que indiquei acima e monte o seu #5amclub, a sua rotina que melhor lhe cabe.


Sobre mais detalhes da rotina, podem deixar perguntas aqui ou no meu instagram e eu responderei. Será assunto para outro post ;)

Beijos,


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