Como fiz essa edição da Lua Grande na Cidade?



Olá, pessoal!

Hoje trago um tema fora do mundo dos livros, mas que está intrinsecamente em meu mundo, my universe, que é a fotografia!

Ando muito inspirada pelo trabalho da Luh Testoni (Sigam ela no canal do YouTube, é demais o trabalho dela e as dicas para fotografia com celular!!!), pois, ela vem publicando edições lindas em seu Instagram. Algumas, é como se ela tivesse juntado outras fotos ou itens próprios para a edição e tem ficado muito lindo. Então, resolvi tentar fazer algo assim com o material que tenho aqui. Que resultou na primeira foto deste post, ali em cima.

Vou tentar montar um passo a passo RESUMIDO de como eu fiz a edição acima, mas, PRESTEM ATENÇÃO, não vai ter passo a passo dentro do Photoshop ou Lightroom, tá? Meu conhecimento desses dois softwares é básico, então, prefiro falar em qual ponto usei cada um, mas não como o fiz para não falar besteira. Certim? Fica por conta de vocês pesquisarem (Isso é legal, acreditem!). E outra, sou da opinião da Luh Testoni quanto a publicar o nosso workflow. Se a gente publicar, muitos (eu sei dissooooo!) farão exatamente igual e haverá muitos trabalhos iguais e ninguém quer isso, queremos diversidade e criatividade!

Então, seguem umas dicas que poderão ajudar a organizar seu trabalho e diversão.

Vamos lá!

1. Equipamento: Para tirar fotos, podem usar o que possuírem em mãos, desde celulares até aquelas Canon Dinossauras Fodásticas. Lembre-se, o equipamento que faz as fotos chama-se "OLHO HUMANO". O que facilita é: quanto melhor a qualidade do arquivo (não do equipamento!!!), mais fácil é a edição.

O que eu usei: Canon EOS Rebel T5, fotos em arquivo RAW (JPEG dá para fazer tranquilo também).

2. Tire fotos, muitas fotos, com zoom, sem zoom, mais escuras e mais claras... Assim, você terá bastante material para edição caso algo não fique de seu agrado. Se você é usuário de câmeras DSLR e tem mais de uma lente, alterne as lentes também, fazendo fotos com mais ou menos contexto, luz etc...

O que eu usei: Lentes 50mm 1.8, 18-55mm 3.5 - 5.6 (lente que vem no kit da câmera) e a 75-300mm 4-5.6. Essas 3 lentes estão entre as mais baratas da Canon principalmente a 50mm 1.8) e são incríveis para quem não trabalha com fotografia e quer fazer fotos com um 'tchan' a mais.

3. Descarreguei todos os arquivos RAW em uma pasta e criei um catálogo no Lightroom, específico para essa edição. (No YouTube tem vários vídeos tutoriais que ensinam a organizar seu catálogo no Lightroom, só dar uma pesquisadinha).



4. Depois de analisar as fotos, escolhi uma foto da cidade que atende aos meus objetivos e fiz os ajustes necessários para que ficassem "no clima" da montagem.



Na esquerda, está a foto crua e, na direita, depois de edição no Lightroom. Esta é a foto base para minha montagem. A foto finalizada foi exportada como arquivo PSD.

5. Agora, vamos fazer ajustes na segunda foto que será usada para sobrepor a foto base. Tomem cuidado para sempre seguirem as tonalidades, cores, assim, sua montagem ficará bem melhor. Ou seja, manter um padrão nos contextos.



Na esquerda, a foto crua da lua (Lente 75-300mm) e, na direita, após a edição no Lightroom, com bastante contraste. A foto finalizada foi exportada como arquivo PSD.

6. Como meu objetivo é incluir uma lua grande na foto, não tem sentido ela ali outra vez sobre o prédio, não é mesmo? Não estamos em nenhum dos planetas de Star Wars. Então, removi o que eu não preciso. Mais uma vez, no YouTube há tutoriais que ensinam bem isso de remoção de objetos de fotos.



Uma dica: A Lua não é só aquela bola branca no céu, ela tem luz em volta dela e, muitas vezes, só notamos a diferença de tons do céu quando damos um bom zoom na foto. Então, quando for remover algo assim, dedique um tempo para ajustar os tons ao redor de onde a lua estava para não ficar uma mancha parecendo um OVNI.

7. Na foto da Lua, apenas selecionei, copiei e colei em uma nova camada, sobre a imagem da cidade. Passo importante este, pois é o que mais vai necessitar de sua paciência. Ao selecionar e recortar, sempre vem alguns pixels do background antigo que podem dar um contraste nada legal com o novo background. Então, eu dei um bom zoom no arquivo e olhei toda a volta da Lua e apaguei os pixels pretos intrometidos para dar uma aparência mais natural, afinal, o céu da foto da cidade não está preto.



Gente, eu sei que o meu recorte não é perfeito ainda, tá? (E eu fiz no touchpad no laptop, tô perdoada!)

8. Posicionei a Lua no local da foto que deixasse a composição mais harmoniosa, recortei áreas que não tinham muita utilidade (muito céu para cima e uma pequena faixa da cidade) e pronto! Só fazer os ajustes de Brilho/Saturação etc. Aí, é com você para encontrar a melhor harmonia de acordo com seu objetivo final.

Veja o antes (as duas fotos cruas) e o depois (edição final):

Foto crua da cidade:
Foto crua da Lua:











Resultado da edição usando as duas fotos: 





Viu como é legal e nem precisa de equipamentos caros para fazer montagens/edições que ficam muito incríveis?! Hoje em dia, celulares estão tirando fotos com alta qualidade, então, vamos fotografar mais!

Pesquisem bastante no Google, YouTube e no próprio canal da Luh Testoni que há muitas dicas de fotografia e manipulações como estas.

Caso tenham alguma dúvida, deixem nos comentários!

Beijos, Bel.

Share:

0 comentários

Obrigada pelo seu comentário! Responderei assim que possível!